segunda-feira, 13 de maio de 2013


Pré-existência  -  fala da nossa existência com Deus no mundo espiritual, antes da fundação do mundo físico. O mundo espiritual já existia e nós já existíamos em espírito com Deus. Aliás, nossa verdadeira identidade é que somos um espírito revestido de carne.

 
A minha oração é "Para que Deus, o Pai da Glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle, iluminando os olhos do vosso coração.’’ (Efésios 1: 17,18)
Só com espírito de sabedoria e revelação, com os olhos iluminados, podemos compreender tamanha revelação da nossa preexistência com Deus.
O homem foi criado primeiro em espírito, porque foi criado a imagem e semelhança de Deus.
Também disse Deus: façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança;... Criou Deus, pois, o homem a sua imagem;... ’’ (Gênesis 1: 26,27). Deus é Espírito, por isso o homem foi criado primeiro em espírito no céu. Por isso, Paulo disse que nossa pátria está nos céus. ‘’ Pois nossa pátria está nos céus... ’’ (Filipenses 3: 20). Nós sabemos que a pátria é onde se nasce. Nosso espírito foi criado no céu.
No livro de Jó, precisamente no capítulo 38: 3,4, Deus faz perguntas a Jó: ‘’... onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-me, se tens entendimento. ’’ Deus continua a fazer perguntas a Jó. Olhe o que está escrito no versículo 7: ‘’... quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam e rejubilavam todos os filhos de Deus?’’
Nesse texto, as ‘’estrelas da alva’’ são os anjos (Apocalipse 12: 4), e os filhos de Deus que se rejubilavam somos nós, que estávamos no céu em espírito, nos alegrando. Quando Deus estava criando o mundo físico, nós estávamos lá no concílio. O próprio Deus confirma isso para Jó no versículo 21: ‘’ tu sabes, porque nesse tempo era nascido e porque é grande o número dos teus dias! ’’.
No corpo, eu tenho uma idade, mas no espírito, é grande o número dos meus dias. Por isso eu entendo Efésios 1: 4: ‘‘... assim como nos escolheu, nEle antes da fundação do mundo,... ’’(Jeremias 1: 5).
Está claro que temos uma preexistência: ‘’ Porquanto aos que de antemão conheceu,... ‘’ (Romanos 8: 29).
Está escrito na Bíblia e nós cremos: ele nos conheceu nos escolheu, mesmo antes da fundação do mundo. Nossa pátria está nos céus. Estávamos no concílio quando Deus estava criando o mundo físico. É grande o número dos nossos dias, isto é preexistência.
Então:
1)    Deus criou o espírito.
2)    Deus o revestiu de carne.
3)    Deus tornou a carne (o homem) alma vivente.
O primeiro espírito a ter um corpo foi Adão. Deus criou o espírito no céu, formou o corpo da terra. ‘’ Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente. ’’ (Gênesis 2: 7) (Zacarias 12: 1)
O corpo foi formado do pó, o espírito, que já existia foi soprado, colocado no corpo e o homem passou a ser alma vivente. A Bíblia relata que somos espírito, alma e corpo. ‘’ O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; o vosso espírito, alma e corpo... ’’ (I Tessalonicenses 5: 23). Então, o espírito foi criado no céu, o corpo na terra e a alma são as emoções e os sentimentos.
Então, o nosso espírito, que já existia, está agora participando de carne e sangue. ‘’ Visto, pois que os filhos têm participação comum de carne e sangue, deste também ele, igualmente, participou... ’’ (Hebreus 2: 14).
Pastor, você está falando de reencarnação? NÃO, ABSOLUTAMENTE NÃO. A Bíblia está relatando sobre encarnação. O nosso espírito está participando de carne e sangue, que, aliás, o próprio Deus teve a mesma participação.
O Espírito Santo, que é o próprio Deus, gerou um corpo no ventre de Maria, para Ele mesmo habitar. ‘‘... por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. ‘’ (Lucas 1: 35).
Deus precisava vir ao mundo para cumprir o seu propósito no que diz respeito a salvação, então ele foi gerado sem pecado. ‘’... antes, foi ele tentado em todas as coisas, a nossa imagem e semelhança, mas sem pecado. ’’ (Hebreus 4: 15). Esta é a diferença da participação de Deus na manifestação de filho, em carne. Porque o corpo dele era perfeito, não tinha a natureza pecaminosa de Adão, como a nossa, é por isso que você não lembra a tua preexistência com Deus.
Então, cada pessoa, no tempo determinado por Deus, participa de carne e sangue. ‘’ Há tempo de nascer e tempo de morrer... ‘’ (Eclesiastes 3: 2). No tempo determinado por Deus para uma pessoa nascer, ocorre o que está escrito em Jó: ‘’ de pele e de carne me vestiste e de ossos e tendões me entreteceste. Vida me concedeste... ‘’ (Jó 10: 11,12). O espírito da pessoa é revestido de carne, pele, ossos e tendões. Está escrito na palavra de Deus que existe o homem exterior e o homem interior, o exterior é a carne, é temporário, o homem interior é o espírito e tem vida eterna. ‘’... Mesmo que o nosso homem interior se corrompa, contudo o nosso homem interior se renova de dia em dia. ’’ (II Coríntios 4: 16).
  • A carne, o homem exterior, é temporária, vive breve tempo: o homem, nascido de mulher, vive breve tempo,... (Jó 14: 1).
  • O espírito, o homem inteiro, tem vida eterna, foi criado no céu, foi revestido de carne na terra e Adão o matou. (Gênesis 2: 17). O segundo Adão, que é Cristo, vivificou deu vida eterna.(Efésios 2: 1), (João 5: 24; 6:47; 10: 27,28).
O apóstolo Paulo continua falando sobre o homem interior, que entendemos por revelação que é o espírito que preexistiu com Deus no céu. ‘’ Para que segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com o poder mediante o seu espírito no homem interior. ’’ (Efésios 3: 16). Este homem interior é o espírito que foi revestido de carne, começando com Adão. (Gênesis 2: 7), (Jó 10: 11), (Hebreus 2: 14).
Em Filipenses 3: 12, o apóstolo Paulo declara que ainda não alcançou a perfeição: ‘’ Não que eu o tenha já recebido ou já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. ‘’
No versículo 15, ele diz: ‘’ todos, pois que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e se, por ventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. ‘’ No corpo,no homem exterior não somos perfeitos ainda; no espírito, no homem interior já somos perfeitos. ‘’... também, nele, estais aperfeiçoados...’’ (Colossenses 2: 10). ‘’... Afim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. ‘’ (Colossenses 1: 28).
Só o evangelho da Graça de Deus, o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo, nos traz esta revelação que nós fomos criados em espírito no céu. Fomos revestidos de carne, ou seja, estamos participando de carne e sangue. Quando terminar a participação de carne e de sangue, acontecerá o que o sábio Salomão escreveu inspirado por Deus: ‘’ E o pó volte à terra, como era; e o espírito volte a Deus, que o deu. ‘’ (Eclesiastes 12: 7).
Todos os eleitos voltarão para o céu, para a verdadeira pátria, para o seu lugar de origem, para o concílio de Deus.
PASTOR FLEDSON  ALVES

Nenhum comentário: